Empresários da área de turismo que precisem de ajuda nos procurem pois somos especializados no setor.
www.mundocontabilconsultoria.com.br
(21) 99915-1916
As agências de turismo ganham por comissão. O faturamento se dá em cima apenas da comissão e como sabemos, a maioria das agências não possui grande controle sobre isso pois muitos valores são recebidos em dinheiro.
Fazemos a contabilização da segunte forma:
Vamos supor que a venda ao cliente foi de R$ 1.000,00 e a agencia terá uma receita de comissão de 10% sobre o valor da venda:
Pelo recebimento do cliente:
D: banco / caixa
C: cliente a receber
Valor: 1.000,00
Pelo pagamento aos fornecedores:
D: fornecedores a pagar
C: banco / caixa
Valor: 900,00 (normalmente no pagamento ao fornecedor já é abatido o valor da comissão)
Pela emissão da nota fiscal de receita:
D: fornecedores
C: receitas com comissão
Valor: 100,00
Note que depois destes lançamentos ao emitir o razão destas contas teremos a conta de clientes credora e a de fornecedores devedora no valor de R$ 1.000,00
O que falta agora é o relatorio de vendas para que fosse feito os lançamentos de provisão:
D: Clientes
C: Fornecedores
Valor: 1.000,00
Normalmente é dificil conseguir esse relatório, então fazemos a provisão com base no valor de comissão emitida no mê, ou seja, levamos em consideração sempre que a comissão seja numa base de 7% a 10% e fazemos a seguinte conta:
valor da comissão dividido por 10%
100,00 / 10% = 1.000,00
O que você não emite nota fiscal é o valor total recebido do cliente pela venda do pacote de viagens, nesse caso você emite somente um contrato, fatura ou recibo para formalizar a venda.
A nota fiscal emitida é pelo valor recebido da comissão, que é o valor recebido do cliente menos o valor pago aos fornecedores.
A receita de uma agência de viagens é a intermediação, ou seja, a comissão, portanto caso emita nota fiscal do valor recebido do cliente você estará bitributando sua receita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário